RESUMO: |
O presente trabalho pesquisou que função teria o uso da repetição das idéias apresentadas no decorrer das obras musicais, no sentido da apreensibilidade de seus conteúdos e forma. Por pressupor serem o minimalismo e o serialismo estéticas do século XX opostas no que diz respeito à utilização deste elemento, esta dissertação procurou abordar a questão a partir destes limites. Para tal foi feita uma introdução sobre alguns conceitos básicos da Teoria da Informação e suas aplicações.
Além disto foram feitas análises bastante detalhadas de duas obras que se utilizaram da Repetição de modos singulares e com implicações bastante diferentes: Música para cordas, percussão e celesta de Béla Bartók, e Serenata a um vizinho de Fernando Ariani.
A hipótese inicial que gerou este trabalho foi a de que a Repetição é um recurso que foi abandonado pelos compositores que seguiram a ideologia do serialismo. Estes compositores, em geral, associam a qualidade de uma obra musical a um alto nível de informação. A utilização da Repetição pode, então, ser um fator capaz de tornar a música contemporânea, com seu conteúdo complexo, mais apreensível, e de tal forma capaz de aumentar sua possibilidade de fruição estética.
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ARIANI FILHO, Fernando Caiuby
As Implicações da Repetição na Articulação do Discurso Musical. Rio de Janeiro. UFRJ. Escola de Música, 1992.
vii 133 fls. 29,7 cm
Dissertação: Mestre em música (Composição)
1. Introdução. 2. Redundância e Informação. 3. Música para Cordas, Percussão e Celesta de Bela Bartok - Análise de repetições. 4. Serenata a um vizinho, de Fernando Ariani - Um outro modo de repetição. 5. Conclusões.
I . Universidade Federal do Rio de Janeiro
I I . Título |
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