TÍTULO: As Implicações da Repetição na Articulação do Discurso Musical

EPÍGRAFE:

"A repetição nada muda        
no objeto que se repete,        
mas muda alguma coisa         
no espírito que a contempla"                        David Hume.

RESUMO:

O presente trabalho pesquisou que função teria o uso da repetição das idéias apresentadas no decorrer das obras musicais, no sentido da apreensibilidade de seus conteúdos e forma. Por pressupor serem o minimalismo e o serialismo estéticas do século XX opostas no que diz respeito à utilização deste elemento, esta dissertação procurou abordar a questão a partir destes limites. Para tal foi feita uma introdução sobre alguns conceitos básicos da Teoria da Informação e suas aplicações.

Além disto foram feitas análises bastante detalhadas de duas obras que se utilizaram da Repetição de modos singulares e com implicações bastante diferentes:  Música para cordas, percussão e celesta  de  Béla Bartók, e Serenata a um vizinho de Fernando Ariani.

A hipótese inicial que gerou este trabalho foi a de que a Repetição é um recurso que foi abandonado pelos compositores que seguiram a ideologia do serialismo. Estes compositores, em geral, associam a qualidade de uma obra musical a um alto nível de informação. A utilização da Repetição pode, então, ser um fator capaz de tornar a música contemporânea, com seu conteúdo complexo, mais apreensível, e de tal forma capaz de aumentar sua possibilidade de fruição estética.

S U M Á R I O

Capítulo

 

Página

 

 

 

 I . 

INTRODUÇÃO - Metodologia e Hipótese  . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 1

II .  

REDUNDÂNCIA E  INFORMAÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

14

III .  

MÚSICA PARA CORDAS, PERCUSSÃO E CELESTA -
ANÁLISE  DE  REPETIÇÕES   . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


36

IV .  

SERENATA : UM OUTRO MODO DE REPETIÇÃO . . . . . . . . . .

90

V .  

CONCLUSÕES . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

103

 

 

 

REFERÊNCIAS MUSICOGRÁFICAS  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

116

REFERÊNCIAS FONOGRÁFICAS  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

117

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

118

ANEXO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

122

FICHA CATALOGRÁFICA

ARIANI FILHO, Fernando Caiuby    
   
      As Implicações da Repetição na Articulação do Discurso Musical. Rio de Janeiro. UFRJ. Escola de Música, 1992. 
      vii   133 fls.   29,7 cm
      Dissertação: Mestre em música (Composição)      
      1. Introdução. 2.  Redundância e Informação. 3. Música para Cordas, Percussão e Celesta de Bela Bartok - Análise de repetições. 4. Serenata a um vizinho, de Fernando Ariani - Um outro modo de repetição. 5. Conclusões.
       I . Universidade Federal do Rio de Janeiro
       I I . Título