CD-ROM INTERATIVO:

Esta página contém uma descrição do cd-rom interativo que propõe uma exploração das relações entre música e imagem. Obs: Este cd-rom foi desenvolvido apenas em inglês. Sorry!

Partindo da trilha composta para o filme de animação experimental "Calling Cards", de Steve Subotnick, o autor desenvolveu o trabalho inspirado no conceito de "Tema com variações". O conteúdo abstrato do filme sugeriu uma composição que favorece a livre manipulação de seu conteúdo e forma.

Se desejar assitir a um pequeno filme demonstrativo deste cd-rom, escolha o formato: WMV  QT

Calling Cards - Tela Inicial

O trabalho parte de uma provocação inicial logo na segunda tela do cd-rom:

Questões iniciais

Tradução:

Depois de uma nova tela com o índice, o "explorador" terá acesso à versão original proposta pelo autor e suas possibilidades de manipulação e variação, criando novas relações entre música e imagem, a saber:

    1. Uma pequena ilha de edição com a possibilidade de re-editar a forma da música em relação ao filme (em sua forma original). Ao dar início à sessão o filme corre na parte esquerda da tela e o usuário para o filme na posição que desejar. Na parte superior existe uma régua que contém imagens do filme e também imagens icônicas que traduzem visualmente a partitura original por analogia, para que o explorador possa encontrar um trecho aproximado da música que desejar acoplar ao quadro que está parado. A partitura foi toda fragmentada em oequenos trechos que o usuário pode acoplar livremente aos quadros parados, seguindo adiante e repetindo o processo, até definir sua versão podendo salvar até 3 novas versões de sua preferiencia:


      ilha de edição
      Help
      Ilha de edição da Música

      Tela de Ajuda (existentes em todo o cd)


    2. Uma sessão que oferece a possibilidade de re-editar a forma do filme em relação à música (em sua forma original) arrastando módulos de imagem (da régua superior) em uma nova ordem na película vazia da parte de baixo. Ao final o "explorador" poderá salvar até 3 novas versões:

      Edição de Imagem 1
      Edição de Imagem 2
      Edição de Imagem 3

    3. Uma possibilidade de edição em tempo real das imagens na medida em que a música original é tocada. O "explorador" clica em imagens da faixa condensada do filme na parte superior e o trecho correspondente é exibido imediatamente.


      Edição em tempo real
    4. Uma partitura convencional da trilha original que acompanha a música, virando as páginas automaticamente na medida em que a música toca:

      Partitura convencional

    5. Uma ParPintura foi criada mesclando a versão convencional da partitura com imagens extraídas do filme. Esta ParPintura na verdade é uma outra possibilidade de interação do "explorador" na medida em que este pode improvisar uma nova forma da música executando aleatóriamente trechos da música clicando sobre a ParPintura, que brilha ao clicar e executa o trecho correspondente. Esta seria uma experiência análoga musicalmente ao processo de pintura de Jack Pollock.

      ParPintura 1
      ParPintura Click 1
      Parpintura 1
      Um clique na Parpintura 1
      ParPintura 2
      ParPintura Click 2
      Parpintura 2
      Um clique na Parpintura 2

    6. E ainda um video-wall:

      videowall 3
      videowall 1
      videowall 2

    7. Uma outra reflex„o
Observações finais:
  1. Este trabalho consiste na verdade em uma provocação, e propõe uma reflexão estética a respeito das relações de significado resultantes da interação entre música e imagem.

  2. A concepção, edição em Macromedia Director (incluindo a programação em Lingo) , interface gráfico e edição de áudio foram realizadas pelo próprio autor.