Título: "Piquenique Musical em Com-Junto”: implicações das relações humanas na atividade musical

Banca Examinadora

Prof. Dr. José Nunes Fernandes (orientador),
Profa. Dra. Marisa Trench de Oliveira Fonterrada,
Profa. Dra. Maria José Chevitarese,
Profa. Dra. Terezinha Maria Losada Moreira,
Prof. Dr. Julio Morethshon.

Resumo:

O objetivo deste estudo de caso é relatar a experiência do grupo amador de construção musical Canto em Com-Junto.
Este grupo foi formado com o intuito de se verificar a viabilidade do estabelecimento de uma prática musical cujos resultados artísticos não fossem definidos a priori, mas se desenvolvessem a partir da própria organização horizontal e endógena do grupo, sem determinação vertical ou hierárquica. Com base nos pensamentos de Blacking sobre as implicações mútuas entre organização humana, produçãoo musical e o valor dos aspectos extramusicais observados na tribo Africana dos Venda, foram avaliadas algumas práticas musicais coletivas tendo também como referência, para isso, as abordagens pedagógicas de Skinner e Rogers. Princípios de trabalho da Gestalt-terapia também foram adotados para que fosse possível estabelecer um equilíbrio entre as visões antagônicas defendidas por estes pensadores. Esta estratégia demonstrou ser adequada para acomodar e sustentar as características de indeterminação e heterogeneidade do grupo de trabalho em análise. Adotando o procedimento metodológico da observação participante, foram colhidos depoimentos, pesquisas de opinião e resultados artísticos construídos coletivamente no decorrer do processo de desenvolvimento musical e humano realizado pelo grupo. Com base nesses dados, procurou-se averiguar a medida em que as diversas contribuições individuais e interações entre os participantes se refletem nos resultados obtidos, bem como avaliar qual o valor e significado desses resultados para os sujeitos envolvidos no processo de construção. Comprovou-se que a viabilidade desta proposta depende, fundamentalmente, do acolhimento afetivo, da valorização das expressões individuais, do estímulo ao exercício da criatividade e de uma atribuição de sentido para a atividade que seja gerada de modo endógeno. Para que este sentido fosse construído foi necessário investir no aprofundamento da awareness – conceito essencial da Gestalt-terapia. Com base nesses fundamentos, a proposta demonstrou ser viável e capaz de gerar um grupo nuclear que se formou como desdobramento do processo de autorregulação que foi apoiado por um mediador-facilitador. Este grupo, então, desenvolveu um trabalho autoral carregado de valor e significado para os seus integrantes, compartilhado interativamente por um público periférico em inúmeras oportunidades. Decorridos mais de quatro anos de atividade, o grupo Canto em Com-Junto prossegue em seu caminho de desenvolvimento criativo e construtivo de modo cada vez mais autônomo e significativo para seus componentes, sujeitos determinantes do processo.

Palavras-chave: “Canto em Com-Junto” (Grupo musical) – Abordagens pedagógicas – Construção coletiva – Relações humanas – Organização endógena

Abstract The aim of this case study is to report the experiment of the amateur group of musical construction Canto em Com-Junto
This group was created in order to verify the feasibility of establishing a musical practice whose artistic results had not been a priori defined, but should be developed by the group in a horizontal and endogenous manner, without any hierarchical or vertical imposition. Based on Blacking’s thoughts regarding the mutual implications amongst human organization, music production and the value of the extra-musical aspects of music activity among the Vendas (an African tribe), we were able to evaluate some collective musical practices, which were also referred to the pedagogical approaches of Skinner and Rogers’. Gestalt-therapy techniques were adopted to establish a balance between the antagonistic viewpoints of these two former thinkers. This strategy proved to be quite effective with regards to accommodating and supporting the indetermination and diversity of the group in question. By adopting the methodological procedure of participant observation, we were able to gather testimonies, opinion surveys and collective artistic results which were built along the group’s musical and human development process. With basis on this data, the study sought to investigate how much these different contributions and interactions among the participants reflected on their outcomes, as well as their value and meaning to the subjects involved in the development process. It was verified that the feasibility of this proposal depends mainly on the following elements: emotional openness and receptiveness; valorization of individual manifestations; encouragement of creative practice; attribution of sense and meaning by the individuals themselves so that the work is developed endogenously as a direct result of the group’s interactions. This was achieved through heightening the group’s awareness – an essential concept of Gestalt-therapy practice. According to these foundations, the proposal showed that, with the support of a mediator-facilitator, it was possible to produce a nuclear group resulting from its self-regulation process. Therefore, the group was able to claim the authorship of its own work, which is quite meaningful to its members, and has been interactively shared by a peripheral audience in several occasions. For over a four-year period of activities, the group Canto em Com-Junto – a neologism “Com-Junto” especially created for this project that could be translated into English as Singing “To-Gather” – has maintained its creative and constructive developmental pathways and has become more independent and meaningful to its members, who are the core subjects of this process.

Keywords: “Canto em Com-Junto” (Musical group) – Pedagogical approaches – Collective construction – Endogenous organization – Human Relationships

 

FICHA CATALOGRÁFICA

              Ariani Filho, Fernando Caiuby.
A696          “Piquenique musical em Com-Junto” : implicações das relações humanas
                na atividade musical / Fernando Caiuby Ariani Filho, 2011.              
                    2 v.

                  Orientador: José Nunes Fernandes.
                  Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio
              de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

    1. “Canto em Com-Junto” (Grupo musical). 2. Abordagens pedagógicas. 3.  Construção coletiva. 4. Organização endógena. 5. Relações humanas. I. Fernandes, José Nunes. II. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro  (2003-). Centro de  Letras e Artes. Curso de Doutorado em Música. III.Título.  
                                                                    
                                                                CDD – 782