CURRÍCULO RESUMIDO:
Nascido em São Paulo em 1/3/59, mora desde os 2 anos no Rio
de Janeiro, onde iniciou os estudos musicais aos 16 anos a partir da flauta
e do piano. Graduou-se em Regência na Escola de Música da UFRJ
em 1986, onde também defendeu tese de Mestrado em Composição
no ano de 1992 com o título As Implicações da
Repetição na Articulação do Discurso Musical,
tendo recebido o conceito "A" Cum Laude.
A partir 1982 teve obras executadas em diversas Bienais, Panoramas e Festivais
de Música Brasileira, onde também teve a oportunidade de atuar
como regente.
Dirigiu diversos corais dentre os quais o Coral do Instituto Israelita de
Arte e Educação -substituindo o Maestro Henrique Morelembaum
por dois anos consecutivos -, o Coral da Shell, o Coral da Vale do Rio Doce,
da Escola Sá Pereira, e o grupo vocal independente CaraCoro que se
especializou em seus arranjos e composições.
Foi também diretor e regente da Orquestra Oficina, uma formação
próxima à de uma Big Band, especializada na execução
de peças encomendadas a novos compositores brasileiros durante os
anos de 88 e 89, para a qual também compôs algumas peças.
Sua atividade de compositor foi sempre inspirada por imagens. Desde que
compôs trilhas sonoras para o teatro, como Os Meninos da Rua Paulo
e Camaleão na Lua, teve definitivamente confirmada esta paixão
que o acabou levando à CalArts - California Institute of the Arts
- com bolsa da CAPES, onde se dedicou à pesquisa da relação
entre Música, Som e Imagem, assim como se especializou em tecnologia
aplicada à música/som entre 93 e 96.
Nestes dois anos e meio em Los Angeles, compôs diversas trilhas sonoras
para filme, animação, dança e video, assim como criou
também um CD-ROM interativo que explora extensivamente as relações
de significado entre Música e Imagem. Foi premiado também
com uma bolsa da Academy Foundation de Hollywood para atuar como assistente
do compositor Gary Chang, ativo compositor e produtor de trilhas sonoras
em Los Angeles.
Na volta ao Brasil passou a trabalhar com trilhas sonoras, sound design
e finalização de som para filmes, tendo participado de diversas
produções dentre as quais se pode destacar: Baile Perfumado,
O Toque do Oboé, La Serva Padrona, Menino Maluquinho II , A Hora
Marcada, O Chamado de Deus, Navio Esperança e O Céu de Iracema, filme pelo qual recebeu o prêmio de melhor trilha sonora no Festival de Cinema de Parati - PARACINE 2002.
Participou também da Ciclofônica (2002-2007), um grupo instrumental cujos integrantes tocam música enquanto pedalam bicicletas.
Em 2011 obteve o título de Doutor em Música na Unirio - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, onde defendeu tese intitulada "Piquenique Musical em 'Com-Junto': Implicações das Relações Humanas na Atividade Musical". A abordagem pedagógica desenvolvida nesta pesquisa produziu um grupo de trabalho nuclear denominado Canto Com-Junto que permanece em trabalho regular e constante, com o qual produziu já mais de uma hora de repertório autoral, desenvolvido em processo de criação e construção coletiva.
Entre os anos de 2007 e 2015 lecionou, na Escola de Cinema do Departamento de Comunicação da PUC/RJ, a disciplina "Som de Cinema – da Captação à Realização".Em julho de 2015 foi aprovado em concurso público para Professor Adjunto (DE) da Unirio - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, assumindo as seguintes disciplinas obrigatórias do Departamento de Engenharia de Produção – Ênfase em Cultura: "Engenharia de Iluminação e Fotografia" e "Laboratório de Tecnologias para a Produção Cultural", voltadas para a criação e realização de filmes de curta metragem.
Paralelamente assumiu também disciplinas diversas no CLA, Centro de Letras e Artes da mesma universidade, tais como: "Práticas Musicais em Espaços Cênicos" e "Laboratório de Voz" (Escola de Teatro) e "Processos de Musicalização" (Departamento de Educação Musical do IVL - Instituto Villa-Lobos), além de ter institucionalizado o projeto "Canto Com-Junto e seus Piqueniques Musicais" como um projeto de extensão da Unirio.
Através da CultuArTe Desenvolvimentos Ltda promove oficinas voltadas para a motivação, integração e desenvolvimento de equipes funcionais de empresas, organizações e grupos de trabalho em geral, através da utilização da música como linguagem e meio de comunicação e expressão. Estas oficinas são baseadas nos conceitos e metodologias propostos pelo projeto "Canto Com-Junto e seus Piqueniques Musicais", concebido e implementado por Fernando Ariani, desde 2007.
Para mais detalhes e atualizações visite fernandoariani.com.br e a plataforma Lattes (atividades acadêmicas).